Eu sou uma apreciadora de carnes , adoro um bom churrasco e , gosto de prepara-las de diversas maneiras. No momento temos como uma excelente opção o "filé mignon" que está com um preço muito bom . O filé é uma carne muito macia e magra e, podemos prepara -lo de diversas maneiras . O unico pecado a se cometer tratando -se de filét mignon é prepará-lo muito passado , pois a carne fica seca e sem graça !
Espero que aproveitem a receita abaixo !!
Dica
Filét ao molho mostarda .
($ 4pessoas )
8 bifes em espessura média.
sal grosso.
2 colheres de margarina.
1/2 xícara de conhaque.
1 tablete de caldo de carne , dissolvido em uma xícara e 1/2 de agua quente.
2 colheres de sopa de mostarda Dijon (o molho mostarda tradicional não dará o sabor que o molho merece ).
1 caixinha de creme de leite homogenizado.
1 pires de salsinha verde fresca picadinha.
Preparo
Frite os filés na manteiga e , tempere os bifes somente durante a fritura , após fritar um lado salpique um pouco de sal grosso , vire os bifes e faça a mesma coisa. Com muito cuidado e, com o fogo alto , incline a frigideira e adicione o conhaque , não se assustem ele irá incendiar e, apagar em seguida , deixando os bifes no ponto.
Passe para os filés para uma travessa e reserve. Na frigideira com residuos do bife, adicione em fogo alto o caldo de carne para ferver junto. Junte aos poucos a mostarda Dijon e, mexa bem . Apague o fogo , acrescente o creme de leite e a salsa e despeje sobre os bifes . Esta mesma receita pode ser aumentada e , em vez dos bifes inteiros cortá-los em tiras para aperitivo , ficará ótimo se servido com fatias de pão francês!
Bom Apetite!
sexta-feira, 28 de maio de 2010
terça-feira, 25 de maio de 2010
Bolo de laranja !!!
Queridos amigos , conversando pelo orkut com uma amiga querida ela me disse que tentou agradar o "amor" fazendo um bolo de laranja mas que o pobre bolo ficou duro a ponto de "quebrar parede" (rs )! Isso é muito fácil de acontecer mesmo seguindo receita e, utilizando os ingredientes em quantidade certa . Muitas vezes os detalhes do preparo fazem a diferença para o sucesso da receita .
Por exemplo , não faz mal a ninguem aquecer o forno por uns 15 minutos antes de colocar para assar , untar muito bem ( mesmo as assadeiras de vidro ou teflon ),bater bem os ingredientes , principalmente as claras em "neve" , misturar suavemente os ingredientes e, depois de colocar a massa na assadeira dar umas batidinhas com a forma "levemente" sobre a mesa para subir bolhinhas de ar , ( a massa mais leve e aerada).
Dica
Bolo Prático de Laranja
2 xícaras de suco de laranja
1 xícara de óleo
3 ovos inteiros
2 e meia xicaras de farinha
2 e meia xícaras de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
Preparo
Coloque o forno para aquecer , unte a forma . Em uma tigela grande peneire a farinha o açucar , o fermento misture e reserve.
No liquidificador bata, ovos , óleo e o suco , ficará espumoso , espere alguns minutos para a espuma subir um pouco e , em seguida junte aos ingredientes da tigela. Vá misturando bem devagar e, quando a massa estiver homogênea despeje na assadeira e, antes de levar ao forno (pré aquecido )dê umas batidinhas por baixo da assadeira para subirem as bolhinhas de ar , em seguida leve para assar por uns 40 minutos em forno médio. Não abra o forno para testar a massa antes de 20 minutos pois o bolo pode murchar e (solar) . Assim que o bolo estiver assado retire-o do forno epete o bolo com um garfo por toda a assadeira e , jogue o caldo de uma laranja e peneire com um pouco de açucar.
Bom apetite!
Por exemplo , não faz mal a ninguem aquecer o forno por uns 15 minutos antes de colocar para assar , untar muito bem ( mesmo as assadeiras de vidro ou teflon ),bater bem os ingredientes , principalmente as claras em "neve" , misturar suavemente os ingredientes e, depois de colocar a massa na assadeira dar umas batidinhas com a forma "levemente" sobre a mesa para subir bolhinhas de ar , ( a massa mais leve e aerada).
Dica
Bolo Prático de Laranja
2 xícaras de suco de laranja
1 xícara de óleo
3 ovos inteiros
2 e meia xicaras de farinha
2 e meia xícaras de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
Preparo
Coloque o forno para aquecer , unte a forma . Em uma tigela grande peneire a farinha o açucar , o fermento misture e reserve.
No liquidificador bata, ovos , óleo e o suco , ficará espumoso , espere alguns minutos para a espuma subir um pouco e , em seguida junte aos ingredientes da tigela. Vá misturando bem devagar e, quando a massa estiver homogênea despeje na assadeira e, antes de levar ao forno (pré aquecido )dê umas batidinhas por baixo da assadeira para subirem as bolhinhas de ar , em seguida leve para assar por uns 40 minutos em forno médio. Não abra o forno para testar a massa antes de 20 minutos pois o bolo pode murchar e (solar) . Assim que o bolo estiver assado retire-o do forno epete o bolo com um garfo por toda a assadeira e , jogue o caldo de uma laranja e peneire com um pouco de açucar.
Bom apetite!
domingo, 16 de maio de 2010
Atendendo a pedidos , Caldo Verde !!
Como meus amigos sabem que tenho o sangue portuga correndo nas veias , sempre surgem pedidos de pratos tipicos portugueses. Atendendo alguns e , com certeza agradando a muitos , segue a receita do Caldo Verde . A unica diferença é que vou passar a receita do caldo "light" pois o tradicional é muuuuito calórico ok ! Aproveitem...
Dica
Caldo Verde
(5 porções)
6 batatas graudas
sal
azeite extra virgem
meio maço de couve cortado em tiras finissimas.
Descasque as batatas e corte-as em pedaços menores , leve ao fogo para cozinhar em panela grande bem cheia com água , um fio de azeite e sal. Corte a couve bem fininha e reserve. Quando as batatas estiverem cozidas retire-as da água (deixando na panela a água do cozimento) esprema as batatas em espremedor por duas vezes e , retorne o purê para a água que continua na panela em fogo aceso. Vá aos poucos adicionando a couve e , misturando devagar com o pure até colocar toda couve restante . Tampe a panela e vá de pouco em pouco experimentando a "textura "da couve . Quando estiver macia , desligue o fogo e regue o "caldo" com generosa quantidade de azeite. Se ouver a necessidade acerte o sal.
Bom apetite!!!
Dica
Caldo Verde
(5 porções)
6 batatas graudas
sal
azeite extra virgem
meio maço de couve cortado em tiras finissimas.
Descasque as batatas e corte-as em pedaços menores , leve ao fogo para cozinhar em panela grande bem cheia com água , um fio de azeite e sal. Corte a couve bem fininha e reserve. Quando as batatas estiverem cozidas retire-as da água (deixando na panela a água do cozimento) esprema as batatas em espremedor por duas vezes e , retorne o purê para a água que continua na panela em fogo aceso. Vá aos poucos adicionando a couve e , misturando devagar com o pure até colocar toda couve restante . Tampe a panela e vá de pouco em pouco experimentando a "textura "da couve . Quando estiver macia , desligue o fogo e regue o "caldo" com generosa quantidade de azeite. Se ouver a necessidade acerte o sal.
Bom apetite!!!
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Dificil não é fazer é...!
Esta semana conversando com uma amiga , ela me disse o quanto aprecia cozinhar . O problema é ter que pensar no cardápio a ser preparado e , principalmente comprar com antecedencia os ingredientes que serão utilizados ao longo da semana. Realmente a tarefa não é facil , o que posso dizer é que precisamos nos habituar a ter cardápios pré estabelecidos para serem utilizados sempre que necessário.
Se o prazer em cozinhar existe , o resto é apenas uma questão de planejamento estratégico , vamos pensar em selecionar e guardar aquela receita prática que vimos na tv ou mesmo nas revistas ou encartes de supermercados e , selecionarmos por prioridade.
Dica
*Receitas de massas
*Receitas de sopas
*Receitas de carnes
*Receitas de peixes
*Receitas de tortas e quiches
*Receitas de pratos light
*Receitas de sobremesas
*Receitas de saladas
Separe as receitas em pequenos arquivos (nomeados acima) e , faça algumas combinações de refeições semanais , deixe-as guardadas em fichas para serem utilizadas e renovadas de tempos em tempos. Assim será mais facil obter idéias para as refeições práticas da semana.
Aqui no Blog irei oferecer algumas sugestões de cardápios mais práticos para serem utilizados por voçes em casa...Aguardem !
Abraços !
Se o prazer em cozinhar existe , o resto é apenas uma questão de planejamento estratégico , vamos pensar em selecionar e guardar aquela receita prática que vimos na tv ou mesmo nas revistas ou encartes de supermercados e , selecionarmos por prioridade.
Dica
*Receitas de massas
*Receitas de sopas
*Receitas de carnes
*Receitas de peixes
*Receitas de tortas e quiches
*Receitas de pratos light
*Receitas de sobremesas
*Receitas de saladas
Separe as receitas em pequenos arquivos (nomeados acima) e , faça algumas combinações de refeições semanais , deixe-as guardadas em fichas para serem utilizadas e renovadas de tempos em tempos. Assim será mais facil obter idéias para as refeições práticas da semana.
Aqui no Blog irei oferecer algumas sugestões de cardápios mais práticos para serem utilizados por voçes em casa...Aguardem !
Abraços !
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Queijos !!
É muuuuito dificil encontrar alguém , que diga não apreciar pelo menos um tipo de queijo . Dentre as diversas qualidades que hoje nos são oferecidas existem sabores suaves, picantes , frutados ,marcantes ou seja, uma infinidade . Eu sou uma apaixonada assumida por queijos !! Aprecio os diversos tipos existentes , sempre procurando experimentar mais algum para desvendar seus "mistérios"! Impossivel , cada dia que chego a uma loja tem um novo queijo esperando para ser apreciado e , "harmonizado" com um vinho de excelente qualidade ! Os pratos mais saborosos , tem o queijo como seu ingrediente principal , lembremos da deliciosa pizza , do pastel , da lasanha , da fogazza , do paõzinho mineiro , os risotos diversos , todas as massas vão muito bem com nosso "amigo" queijo como cobertura!
Muitas vezes nos desagradamos de algo devido seu aroma e , como todos sabemos "alguns " tipos de queijo tem aromas bem peculiares (para não dizer "chulé) mas as vezes seu sabor pode nos surpreender , é o caso do famoso "gorgonzola", ou queijo de bicho para alguns! Aqueles pontinhos "esverdeados" no queijo nada mais são , do que "ingredientes especiais" do sabor , um tipo de bolor que se dá espontanemente no período de envelhecimento do produto , o que o deixa DELICIOSO .
De sabor forte e marcante o queijo gorgonzola vem conquistando mais paladares ao longo dos anos e, perdendo finalmente o "estigma" de queijo "bichado"! EXPERIMENTEM....
Dica
Pasta de gorgonzola (antepasto)
1 pires de queijo gorgonzola
2 caixinhas de creme de leite homogenizado
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
Coloque em uma xícara o envelopinho de gelatina e , umedeça com 5 colheres de sobremesa de agua filtrada, deixe amolecer por 2 minutos e , leve ao microondas por 15 segundos ou em fogo brando até dissolver totalmente , reserve.
No liquidificador coloque o queijo e o creme de leite e bata até tornar-se um creme homogêneo, pare e acrescente a gelatina, agite rapidamente , apenas para misturar.
Unte com óleo uma forminha ou refratário pequeno e adicione o creme, leve para gelar por no minimo 3 horas , depois na hora de servir vá soltando delicadamente as bordas com uma faquinha sem ponta untada em óleo e vire a pasta em um prato para ser servido.
Se quiser pode decorar o contorno com pequenos pedaços do queijo ! Esta pasta cremosa pode ser servida como entrada e, acompanhada por pães diversos , torradas , biscoitos etc.
Esta receita me foi dada por uma amiga de muitos anos e, eu nunca mais deixei de servi-la em minha casa e, indicá-la aos amigo
Bom Apetite!!
quarta-feira, 5 de maio de 2010
A arte de cozinhar !
Arte , quando falamos em "arte , "logo nos vem a mente algo relacionado a telas , esculturas , filmes . Jamais pensamos na culinária como forma de expressão .
Na verdade "Cozinhar " é sim uma manifestação de arte ! Pelo menos nos momentos em que nos dedicamos totalmente a uma receita e , podemos observar os ingredientes se transformando em um delicioso prato que com certeza despertará sensações diversas em quem dele provar !
Existem filmes que retratam exatamente isto que estou falando a vocês , quem não os assistiu não perca a oportunidade de relaxar e apreciar , histórias de vidas que se transformam através da culinária ! Deixo abaixo alguns títulos como sugestão !!
Filmes
Julie e Julia (Com Meryl Strep )
Chocolate (Com Juliet Binoche )
Sem reservas (Com Catherine Zetta Jones )
Tomates Verdes Fritos (Com Kathe Bates e Jessica Tandy )
Ratatouille (Desenho da Pixar)
Simplesmente Irresistivel (Com Sarah Michele Gellar)
Todos estes filmes são muito agradáveis de assistir e , faz com que tenhamos vontade de corre para preparar uma receita !
Bom filme !
Dica de Hoje
Ao prepararmos o arroz , devemos pensar antes de temperá -lo , se faremos a quantidade certa para a refeição ou , se estaremos preparando uma quantidade maior para que sobre para outras refeições ! O arroz só deve ser temperado com cebola, alho e ou especiarias se for consumido no dia , caso precise ir á geladeira só deve ser temperado com óleo , alho e sal para que não altere o aroma , nem o odor. Este pequeno cuidado evitará "aquele " cheirinho de azedo que o arroz requentado pode vir a apresentar !
Até breve e Bom Apetite !!!
sábado, 1 de maio de 2010
Sobremesa prática !!!
Olá , quem nunca precisou de uma receita prática para uma sobremesa? Com certeza a maioria de nós já precisou de algo mais do que um pote de sorvetes para agradar alguem querido não é verdade ?
Sendo assim vou indicar uma receita super prática e saborosa para ser preparada rápidinho.
Espero que aproveitem e, se surgirem dúvidas é só me escrever ok !!!
Até breve....
Gelado de Limão
4 limões grande espremidos e coados.
1 lata de leite condensado.
1 lata de creme de leite sem soro .
1 envelope de 12 gramas de gelatina em pó incolor.
Modo de Preparar
Dissolva a gelatina em 5 colheres de sopa de agua , deixe descansar 5 minutos e leve ao microondas em potencia baixa por 15 segundos , reserve.
No liquidificador bata , leite condensado, creme de leite e suco de limão até ficar bem misturado. Acrescente a gelatina e apenas misture ao restante do creme. Passe para um refratário e leve para gelar.
Em 1 hora o creminho de limão estará pronto e geladinho para servir .
Dica
Guarde as cascas do limão utilizadas e, depois de gelado , raspe-as em cima do creme para decorá -lo .
Bom Apetite !
Assinar:
Postagens (Atom)