quarta-feira, 12 de maio de 2010

Queijos !!

É muuuuito dificil encontrar alguém , que diga não apreciar pelo menos um tipo de queijo . Dentre as diversas qualidades que hoje nos são oferecidas existem sabores suaves, picantes , frutados ,marcantes ou seja, uma infinidade . Eu sou uma apaixonada assumida por queijos !! Aprecio os diversos tipos existentes , sempre procurando experimentar mais algum para desvendar seus "mistérios"! Impossivel , cada dia que chego a uma loja tem um novo queijo esperando para ser apreciado e , "harmonizado" com um vinho de excelente qualidade ! Os pratos mais saborosos , tem o queijo como seu ingrediente principal , lembremos da deliciosa pizza , do pastel , da lasanha , da fogazza , do paõzinho mineiro , os risotos diversos , todas as massas vão muito bem com nosso "amigo" queijo como cobertura!
Muitas vezes nos desagradamos de algo devido seu aroma e , como todos sabemos "alguns " tipos de queijo tem aromas bem peculiares (para não dizer "chulé) mas as vezes seu sabor pode nos surpreender , é o caso do famoso "gorgonzola", ou queijo de bicho para alguns! Aqueles pontinhos "esverdeados" no queijo nada mais são , do que "ingredientes especiais" do sabor , um tipo de bolor que se dá espontanemente no período de envelhecimento do produto , o que o deixa DELICIOSO .
De sabor forte e marcante o queijo gorgonzola vem conquistando mais paladares ao longo dos anos e, perdendo finalmente o "estigma" de queijo "bichado"! EXPERIMENTEM....

Dica
Pasta de gorgonzola (antepasto)

1 pires de queijo gorgonzola
2 caixinhas de creme de leite homogenizado
1 envelope de gelatina em pó sem sabor

Coloque em uma xícara o envelopinho de gelatina e , umedeça com 5 colheres de sobremesa de agua filtrada, deixe amolecer por 2 minutos e , leve ao microondas por 15 segundos ou em fogo brando até dissolver totalmente , reserve.
No liquidificador coloque o queijo e o creme de leite e bata até tornar-se um creme homogêneo, pare e acrescente a gelatina, agite rapidamente , apenas para misturar.
Unte com óleo uma forminha ou refratário pequeno e adicione o creme, leve para gelar por no minimo 3 horas , depois na hora de servir vá soltando delicadamente as bordas com uma faquinha sem ponta untada em óleo e vire a pasta em um prato para ser servido.
Se quiser pode decorar o contorno com pequenos pedaços do queijo ! Esta pasta cremosa pode ser servida como entrada e, acompanhada por pães diversos , torradas , biscoitos etc.

Esta receita me foi dada por uma amiga de muitos anos e, eu nunca mais deixei de servi-la em minha casa e, indicá-la aos amigo

Bom Apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário